Shine: o quinto volume tão aguardado!

Volume inteiramente dedicado a equipe JNPR (Juniper) do universo de RWBY

Promessa é dívida e hoje trago o review que havia prometido escrever sobre o quinto volume dos mangás da série RWBY: Official Manga Anthology, intitulado Shine! Este volume é inteiramente dedicado a equipe JNPR (Juniper) do universo de RWBY (Ruby). Mas afinal, quem são estes? Podemos dizer que, talvez, sejam os personagens secundários mais queridos da animação! Tão queridos que ganharam um mangá inteiramente dedicado a eles! Obrigado Rooster Teeth e VIZ (media & signature) por esta obra!

Assim como os primeiros 4 volumes dos mangás, o quinto faz um apanhado de histórias que estariam ocorrendo entre momentos e episódios que, teoricamente, não estão aparecendo nas telas da animação. Diferentemente dos iniciais, que tratavam mais da época em Beacon, algumas das histórias em Shine contam momentos após a queda da escola que treinou os(as) nossos(as) caçadores e caçadoras preferidos. Porém, algumas dessas histórias tambémestão conectadas com os primórdios da série. Lembrem-se: todas são fanficitions e contam uma pitada de fanservice. São feitas pelos fãs para os fãs, com uma revisada dos escritores de RWBY – o que não impede o(a) leitor(a) de deixar seu imaginário brincar com essas tramas e se emocionar com elas como se fossem pedacinhos perdidos do arco principal da série.

Devo dizer que este é meu volume favorito até agora, embora ter adorado I Burn e From Shadows. Shine ocupou um lugar muito especial em meu coração pois várias das histórias e artes feitas pelos mangakás mostraram a querida e muito saudosa, Pyrrha Nikos, interagindo com o nosso querido Jaune (Arc). É impossível ler essas pequenas histórias sem derramar algumas lágrimas, especialmente em In Memoriam, onde vemos uma interação belíssima entre Jaune e (Lie) Ren, relembrando a perda que JNPR sofreu na queda de Beacon. Message foi outra história que me fez parar para enxugar os olhos, pois faz uma alusão a uma cena muito forte do volume 4, quando Jaune está revendo um certo vídeo em seu scroll (não quero deixar spoilers aqui, então dá uma conferida na série se estiver curioso). Obrigado Meteo e Lowah!

Além desses belíssimos momentos, contamos com diversas tirinhas feitas por A G Nonsuch, mojojoj e Eunnie que trazem um tom muito divertido e cômico para esta obra. Dei boas risadas em várias delas, em especial Cat Bread, Beyond the Door, Locker 636, Training.png, Dumb Jaune.png, Renora.png, Movie Tickets, Dishes e Pose. É difícil escolher uma favorita, então achei melhor deixar aqui as que mais me fizeram rir, mas devo dizer que todas são muito divertidas!

O mangá abre com ilustrações belíssimas de Sai Izumi, Uyalago, Yuji, Isshiki e já começa com Nora’s Pet inteiramente colorida e desenhada por Kuma. Além desses artistas que estou citando aqui, vários outros estão envolvidos e deixaram um marco muito bonito para quem gosta e acompanha a série, como Mugupo em Cupid Relay, Tsutanoha em Brave, Rojine Kio em Don’t worry Too Much, entre vários outros que também contribuíram com belas artes nas histórias e tirinhas. Se eu for citar todos os envolvidos eu vou fazer esse post parecer uma bíblia, então peço desculpas se não estou citando todos, mas que fique claro que apreciei o trabalho e dedicação de todos que deixaram sua arte neste projeto! <3

O acabamento de cores e a qualidade das páginas continua magnífico, assim como nos volumes anteriores. A arte da capa foi novamente feita pela talentosíssima Ein Lee – que faz o design dos personagens desde o começo de RWBY. No final do mangá, além dos agradecimentos, temos mensagens dos dubladores dos personagens, com belas homenagens aos mesmos e, em especial, ao saudoso Monty Oum. Todos os artistas envolvidos nessa obra estão de parabéns pelo conteúdo artístico por trás desta belíssima aquisição e agora só nos resta aguardar se irão fazer um volume dedicado aos vilões e vilãs da animação, ou quem sabe nos surpreender com algo completamente inesperado! Ainda quero um mangá inteiramente dedicado ao Zwei! Ou quem sabe um para CFVY e SSSN?! Ou para Ozpin e Salem?! O.K, acho que vocês já entenderam o meu amor delirante por essa animação.

Recomendo Shine para todos os que querem conhecer o universo de RWBY de uma forma descontraída e bem humorada, porém se prepare para spoilers. Recomendo assistir pelo menos os 3 volumes iniciais da série e então pegar esse mangá para ler, porém não vejo um problema se você não liga para spoilers. Pode ser que a obra te instigue ainda mais a querer ver a série e saber o que houve e como os personagens seguem após o que nos é apresentado nestas páginas. Dá uma conferida nos outros posts que escrevi sobre RWBY, assim como no vídeo que fizemos e um Podcast que está pra sair logo. Acredito que isso tudo possa te deixar bem curioso e com vontade de entrar no universo vasto e rico de Remnant e acompanhar as aventuras da equipe RWBY e seus amigos!

Deixe um comentário