Ghost Rider: a estrada da Cura

Eloísio Michalski fala sobre "Ghost Rider: a estrada da cura" livro do lendário e recém falecido baterista do Rush, Neil Peart

Ghost Rider (no original Ghost Rider: Travels on a Healing Road) é um livro que foi publicado no Brasil pela editora Belas Letras e, no exterior, pela ECWpress que retrata a vida do saudoso baterista do Rush, Neil Peart, durante uma fase muito pesada e complexa de sua vida. Ghost Rider é o segundo livro de Neil contendo informações mais pessoais a respeito da vida do autor e baterista. O músico sempre foi muito reservado e essas publicações foram as primeiras janelas para dentro de sua vida, de uma forma mais aberta e reflexiva.

O primeiro capítulo do livro se passa em 1998, no dia da partida de Neil para sua viagem ao redor da América do Norte e então se desenrola para os acontecimentos que redefiniram a vida do músico que havia perdido o motivo e esperança para continuar vivendo.

A estrada da curaA obra tem um tom contemplativo e reflexivo sobre a vida. Afinal de contas, o autor teve que lidar com perdas muito pesadas e significativas na sua própria e não é de se surpreender que o livro tenha tons sombrios durante alguns capítulos, especialmente os iniciais. Ao longo da viagem do “motoqueiro fantasma” ao redor da América do Norte esses tons vão clareando e ganhando espaços diferentes na jornada.

Mesmo com toda a tragédia em sua vida, Neil Peart coloca pitadas de um senso de humor muito singular, preenche vários parágrafos e capítulos com descrições belas da paisagem à sua volta e tudo o que levava o viajante a reflexão durante um período tão difícil.

Esse é um livro muito recomendado para os fãs de Rush que conhecem e acompanhavam a história da banda, as entrevistas e os músicos. Além dos fãs, é um livro que conta uma experiência de transformação e muita reflexão sobre a vida e a morte, como cada um de nós lida, de forma muito particular, com todo esse processo e que todos temos a chance de recomeçar, assim como Neil.

Longe de ser um livro de autoajuda, Ghost Rider é um livro de conhecimento e intimidade sobre temas que são quase um tabu em algumas regiões do planeta. Vale mais do que a pena conferir essa obra. Como fã de Rush, só posso dizer que todas as lágrimas de alegria e tristeza que caíram durante a leitura são muito convidativas para uma terceira leitura. Fã é fã, quer se tornar um fã desse escritor e lenda da música? Pode pegar um exemplar de Ghost Rider e se prepare para embarcar nessa viagem!

Ghost rider: A estrada da cura
Autor: Neil Peart | 507 páginas
Editora: Belas Letras

Deixe uma resposta