O Auto da Maga Josefa

Neste post de estreia do blog do PodCaverna, Fernando Ramos fala sobre o livro "O Auto da Maga Josefa" da autora Paola Siviero.

Todo final de dezembro, desde quando comecei a usar o Skoob*, eu faço um levantamento de quantos livros eu li no ano. No final de 2019, em especial, fiquei muito decepcionado por ter lido apenas nove dos doze livros que eu havia planejado, muito em parte pelo hábito de ler vários livros ao mesmo tempo e, por conta disso, haver uma boa meia dúzia deles ainda pela metade.

Veio janeiro e com ele o desejo de tirar o atraso e tentar ler pelo menos um livro por mês. Comecei por concluir a leitura inacabada — e, tardia, diga-se de passagem — de O Hobbit, livro, aliás, que comecei a ler inspirado pelo amigo Alexandre Barros, da Terra Leste, que gravou uns vídeos falando sobre Tolkien aqui no canal.

Não sei você, mas eu compro muito mais livros do que tenho tempo e capacidade de ler e só não compro mais pela falta de dinheiro, haja vista minha lista de desejos na Amazon. Digo isso porque, terminada esta primeira leitura, lá fui eu buscar o próximo no meio de uma fila interminável de livros comprados e ainda inéditos pra mim. E não faltavam opções.

O Auto da Maga Josefa - Paola Siviero

Como livro seguinte eu poderia ter retomado qualquer uma das leituras que estão em andamento, o que seria o mais óbvio, mas não sei porque cargas d’água, lá fui eu catar no meio dos livros físicos e digitais um ainda não começado. Foi quando me deparei com ‘O Auto da Maga Josefa‘, livro em formato de eBook que comprei em 2018, algumas semanas após ter conhecido e entrevistado a autora, Paola Siviero, na Bienal de São Paulo daquele ano. Cedi à tentação de iniciar um novo livro, afinal, já estava postergando a leitura deste há quase um ano e meio — disse eu para mim mesmo para justificar tê-lo escolhido em detrimento dos demais ainda não concluídos.

E foi uma escolha acertadíssima. A cada página eu me perguntava o porquê de não ter começado aquele livro assim que ele baixou no kindle, 16 meses antes. Li tão rápido quanto possível, com um misto de vontade de chegar logo ao fim com um desejo de que ele não terminasse tão cedo. Foi um deleite! A escrita da Paola me pegou nas primeiras páginas: seu ritmo quase cinematográfico, diálogos maravilhosos com pitadas de um humor muito próprio e as descrições dos personagens que apresentam mais as suas almas do que seu exterior, rapidamente me inseriram naquele universo místico do sertão nordestino e logo me vi vibrando com aqueles protagonistas e suas aventuras sobrenaturais. Não queria sair mais de dentro daquele livro.

Com receio de deixar passar algum spoiler, vou transcrever abaixo a sinopse que está no site da Amazon e que dá uma boa noção do que aguarda o leitor: “Toda lenda tem raízes na realidade e Toninho sabe disso melhor do que ninguém – a seca é apenas uma das muitas maldições que assolam o Agreste. Fantasmas, vampiros e gigantes não assustam esse jovem caçador de demônios, mas ele se surpreende ao conhecer a misteriosa Josefa, que também percorre as estradas áridas do Nordeste atrás de criaturas malignas. As intenções da maga em lutar contra os seres de outro mundo talvez sejam obscuras, mas a jornada ao seu lado certamente será uma aventura inesquecível…”

Eu poderia usar muitos bons adjetivos para definir esta obra, mas prefiro resumir em um apenas: imperdível.

O Auto da Maga Josefa de Paola Siviero
250 páginas
Editora: Dame Blanche
https://www.dameblanche.com.br/

* Skoob é uma rede social colaborativa para leitores: www.skoob.com.br

Deixe uma resposta