RWBY – Official Manga Anthology – feito por fãs para fãs

Rooster Teeth em parceria com a VIZ Signature e compila uma série de mangás desenhados e escritos por fãs

Como se não bastasse uma série de roupas, livros, canecas e tudo o que você pode imaginar, desde 2017 a Rooster Teeth tem uma parceria com a VIZ Signature e compila uma série de mangás desenhados e escritos por fãs de RWBY, principal animação da produtora Texana.

Pelo nome da proposta, já era de se imaginar que vários volumes fossem produzidos e não foi diferente: temos cinco volumes publicados até agora – os quatro primeiros dedicados, separadamente, a cada membro da equipe RWBY e agora (em 2021) acaba de sair o quinto volume. Vale dizer que todas as histórias dos mangás são fanfictions, mas passaram pelas mãos dos escritores e roteiristas da série.

O primeiro volume (Red Like Roses) tem como personagem principal Ruby Rose – líder da equipe RWBY – e aqui todas as histórias são contadas da sua perspectiva. As pequenas tramas giram em torno do arquétipo da personagem e suas interações com seus companheiros de classe e professores dentro da academia de Beacon. Quem já conhece a animação, deve ter percebido que se estamos falando da escola, ou seja, trata dos três volumes iniciais de RWBY; esses volumes se passam dentro deste pequeno arco inicial do grande universo da animação.

Os volumes seguintes (Mirror, Mirror; From Shadows e I Burn) retratam histórias das outras personagens da equipe, respectivamente, Weiss Schnee, Blake Belladonna e Yang Xiao Long. Todos seguindo essa mesma pegada, dando foco à perspectiva de cada uma das meninas, mostrando suas aventuras entre os momentos e episódios da animação. Vale pontuar que temos muitos momentos em que os/as mangakás fizeram um fanservice muito fofo e que são cenas que estão ali para deleitar o imaginário dos fãs que estavam querendo algo mais descontraído. Depois do arco inicial (também chamado de The Beacon Arc) a série ganhou um tom mais sério e até sombrio, em diferentes aspectos. Existe um grupo de fãs que sente falta da pegada mais leve e humorística que a animação levava. Embora a mesma ainda carregue esses tons, é claro que não é algo mais tão presente como antes. Por falar em humor, os mangás contam com uma parte dedicada ao spin-off da série principal, RWBY CHIBI (que também é produção da Rooster Teeth) – piadinhas e zoeiras com os personagens é o que não falta!

O quinto volume (Shine) é o único que (ainda) não possuo em minha coleção. Assim que estiver com este volume em mãos, irei trazer um texto dedicado somente a ele. Por enquanto, posso dizer que se trata da equipe JNPR – muito amada pelos fãs – especialmente por conta de Pyrrha Nikos (pra quem não a conhece: vá assistir a série e entenderá do que estou falando!). Acredito que por serem personagens mais secundários, a decisão mais sábia foi a de realmente lançar apenas um volume. Por mais que Jaune, Nora, Pyrrha e Ren sejam personagens muito adorados e com muitas fanfictions, não creio que valeria fazer um volume dedicado a cada um deles, embora muitos possam vir aqui dizer o contrário – O que não falta é gente escrevendo sobre esses personagens!

Mais um belo trabalho de Ein Lee – além de ilustradora das capas dos mangás, a artista também faz algumas das artes dos posters e concepts de RWBY!

Recomendo muito estes mangás para aqueles que querem uma coisa leve, com aquele humor dos três volumes iniciais de RWBY, com pitadas de fanservice e artes de cair o queixo. É uma obra que não precisa da animação para ser divertida e entreter, especialmente nestes dias tão pesados que estamos vivendo. Poder dar uma desligada e gargalhar um pouco também é saudável. Todos os envolvidos no projeto fizeram um trabalho excepcional na parte artística e ao final de cada mangá há uma dedicatória/mensagem das dubladoras e, claro, uma mensagem de Neath Oum – irmão de Monty Oum, criador e idealizador de RWBY, que infelizmente faleceu em 2015.

Vale muito a pena para quem gosta, acompanha e quer ter mais uns item na coleção, ou apenas se divertir e conhecer esse universo!

Deixe um comentário