Fechar

RWBY – Official Manga Anthology – feito por fãs para fãs

Como se não bastasse uma série de roupas, livros, canecas e tudo o que você pode imaginar, desde 2017 a Rooster Teeth tem uma parceria com a VIZ Signature e compila uma série de mangás desenhados e escritos por fãs de RWBY, principal animação da produtora Texana.

Pelo nome da proposta, já era de se imaginar que vários volumes fossem produzidos e não foi diferente: temos cinco volumes publicados até agora – os quatro primeiros dedicados, separadamente, a cada membro da equipe RWBY e agora (em 2021) acaba de sair o quinto volume. Vale dizer que todas as histórias dos mangás são fanfictions, mas passaram pelas mãos dos escritores e roteiristas da série.

O primeiro volume (Red Like Roses) tem como personagem principal Ruby Rose – líder da equipe RWBY – e aqui todas as histórias são contadas da sua perspectiva. As pequenas tramas giram em torno do arquétipo da personagem e suas interações com seus companheiros de classe e professores dentro da academia de Beacon. Quem já conhece a animação, deve ter percebido que se estamos falando da escola, ou seja, trata dos três volumes iniciais de RWBY; esses volumes se passam dentro deste pequeno arco inicial do grande universo da animação.

Os volumes seguintes (Mirror, Mirror; From Shadows e I Burn) retratam histórias das outras personagens da equipe, respectivamente, Weiss Schnee, Blake Belladonna e Yang Xiao Long. Todos seguindo essa mesma pegada, dando foco à perspectiva de cada uma das meninas, mostrando suas aventuras entre os momentos e episódios da animação. Vale pontuar que temos muitos momentos em que os/as mangakás fizeram um fanservice muito fofo e que são cenas que estão ali para deleitar o imaginário dos fãs que estavam querendo algo mais descontraído. Depois do arco inicial (também chamado de The Beacon Arc) a série ganhou um tom mais sério e até sombrio, em diferentes aspectos. Existe um grupo de fãs que sente falta da pegada mais leve e humorística que a animação levava. Embora a mesma ainda carregue esses tons, é claro que não é algo mais tão presente como antes. Por falar em humor, os mangás contam com uma parte dedicada ao spin-off da série principal, RWBY CHIBI (que também é produção da Rooster Teeth) – piadinhas e zoeiras com os personagens é o que não falta!

O quinto volume (Shine) é o único que (ainda) não possuo em minha coleção. Assim que estiver com este volume em mãos, irei trazer um texto dedicado somente a ele. Por enquanto, posso dizer que se trata da equipe JNPR – muito amada pelos fãs – especialmente por conta de Pyrrha Nikos (pra quem não a conhece: vá assistir a série e entenderá do que estou falando!). Acredito que por serem personagens mais secundários, a decisão mais sábia foi a de realmente lançar apenas um volume. Por mais que Jaune, Nora, Pyrrha e Ren sejam personagens muito adorados e com muitas fanfictions, não creio que valeria fazer um volume dedicado a cada um deles, embora muitos possam vir aqui dizer o contrário – O que não falta é gente escrevendo sobre esses personagens!

Mais um belo trabalho de Ein Lee – além de ilustradora das capas dos mangás, a artista também faz algumas das artes dos posters e concepts de RWBY!

Recomendo muito estes mangás para aqueles que querem uma coisa leve, com aquele humor dos três volumes iniciais de RWBY, com pitadas de fanservice e artes de cair o queixo. É uma obra que não precisa da animação para ser divertida e entreter, especialmente nestes dias tão pesados que estamos vivendo. Poder dar uma desligada e gargalhar um pouco também é saudável. Todos os envolvidos no projeto fizeram um trabalho excepcional na parte artística e ao final de cada mangá há uma dedicatória/mensagem das dubladoras e, claro, uma mensagem de Neath Oum – irmão de Monty Oum, criador e idealizador de RWBY, que infelizmente faleceu em 2015.

Vale muito a pena para quem gosta, acompanha e quer ter mais uns item na coleção, ou apenas se divertir e conhecer esse universo!

svg 6 min de leitura

Eloisio Michalski Abreu

Músico e baixista da banda Scream Weaver. Quando não está no palco ou em estúdio, se mistura aos mortais com sua identidade secreta de professor de Inglês e Geografia. Leitor assíduo, é apaixonado por J.R.R Tolkien, Edgar Allan Poe, Neil Peart, Richard Bach, Friedrich Nietzsche, Stephen Hawking, H.P Lovecraft, J.K Rowling, Neil Gailman, Charles Baudelaire e pelos mangakas Mokona, Nanase Ohkawa, Kamome Shirahama, Kentaro Miura, Hiromu Arakawa, Daisuke Igarashi, One e Kaiu Shirai, fora outros que vc vai conhecer nos posts deste blog. Seu lado gamer não vive sem Final Fantasy e Dark Souls, muito inspirado pelos compositores das trilhas e roteiristas das histórias desses games. Se alimenta diariamente de Black Sabbath e do Rush, suas duas bandas favoritas, sem deixar de degustar altas doses de Iron Maiden, Ghost, Slipknot, Foo Fighters, Mastodon, Him entre outras bandas.

Deixe um comentário

Nossos parceiros
Orgulhosamente hospedado por Hostnet
Inscreva-se e Siga
Mais vistos
Pular para o conteúdo