Os Gringos: Candy Coated Nightmare – uma experiência em 8D

Estreia hoje, 13/03/2020, a versão 8D do single, combinada com um clip com uma explosão de cores brilhantes e psicodélicas.

Qual a chance de 4 americanos, com origens e vivências diferentes, mais um brasileiro, cruzarem seus caminhos no interior das Minas Gerais, descobrirem uma afinidade musical e resolverem fazer música juntos? É quase a mesma chance de um e-mail perdido e um contato do Instagram que caiu no spam serem encontrados e ambos trazerem alguma coisa realmente boa.

Exageros meus à parte — afinal pode ser que eu viesse a conhecer a banda em alguma outra oportunidade, fosse por indicação de um amigo, sugestão do Spotify ou por tantos outros meios quantos são possíveis de se conhecer um som novo — o fato é que foi um grande presente tomar contato com o som que esses caras fazem e, por conta disso, quero agradecê-los a insistência de tentar me entregar seu material.

Vamos, então, a ele: estreia hoje, 13/03/2020, nas plataformas digitais da banda, a versão 8D do single Candy Coated Nightmare. Uma releitura do som original, faixa 2 do segundo álbum, intitulado The Animal Kingdom, que entrega uma experiência de imersão sonora e, no Youtube, vem combinada com um clip com uma explosão de cores brilhantes e psicodélicas.

Os Gringos - Candy Coated Nightmare 8D

Candy Coated Nightmare

A canção começa assim, como quem não quer nada, com um riff simples porém magnético da guitarra de Jimmy. Guilherme e Justin (respectivamente, bateria e baixo) entram, enquanto a guitarra de Daniel entrega um segundo riff, num contracanto com o primeiro, até a primeira frase cantada. A música vai adquirindo corpo e sua dinâmica, combinada com a voz visceral de João, é cada vez mais envolvente. As construções harmônicas e melódicas são lindas e os crescentes e interlúdios preparam o ouvinte para ciclos cada vez mais grandiosos. Compreende-se bem o porquê de esta canção ter sido a escolhida para esta mixagem especial em 8D.

8D

Ao contrário do que nosso Diego Ornstein sugeriu, isso não é um emoticon de uma carinha sorrindo de óculos. Brincadeiras à parte, nas palavras da própria banda, essa mixagem tem como objetivo “criar um som que, quando se escuta com fones de ouvido, parece girar e vir de todos os ângulos, criando assim, uma audição imersiva e cativante”.

Esse detalhe é super importante: para absorver toda a experiência do 8D você deve usar fones de ouvido!

Descrever com precisão o que se sente é uma tarefa inglória, mas posso dizer que, com essa mixagem, as sensações são as mais diversas. Os instrumentos parecem rodear você e, por vezes, é possível senti-los em posições espaciais diferentes enquanto o vocal atravessa sua cabeça, começando de um lado e terminando do outro.

São exatos 5 minutos e 11 segundos de êxtase. Escutei até quase furar, pra usar uma expressão da era dos discos de vinil.

Então, pare tudo o que você estiver fazendo, coloque seus fones de ouvido e aproveite essa experiência.

Curtiu? Então não vá embora sem antes conhecer as redes sociais da banda. Não deixe também de segui-los na sua plataforma digital favorita e conhecer os dois primeiros álbuns da banda, enquanto o terceiro não sai. Isso mesmo, em breve Only The Hungry estará disponível. Mas isso é assunto pra um outro post.

A banda Os Gringos é formada por: João Castilhos (vocal), Daniel Friend (guitarra), Justin Hansen (baixo), Jimmy Huntington (guitarra) e Guilherme Paiva (bateria).

https://www.osgringos.com
https://open.spotify.com/artist/1BRJELiXXlMAYTIy98ycUW
https://www.deezer.com/en/artist/8934222
https://www.youtube.com/c/osgringosbanda
http://www.instagram.com/osgringosbanda
http://www.facebook.com/osgringosbanda
https://twitter.com/OsGringosBanda

Deixe uma resposta