Entrevista com Thiago Meister Carneiro, autor de ‘As origens da Família Addams’

Acaba de ser lançado "As Origens da Família Addams" de Thiago Meister Carneiro. Entrevistamos o autor que falou um pouco sobre a obra e seu processo de produção.

Acaba de ser lançado “As Origens da Família Addams: como um cartunista despretensioso e um produtor de televisão desempregado criaram uma das maiores franquias da cultura pop“, terceiro livro do jornalista Thiago Meister Carneiro. Como o subtítulo sugere, a obra faz um apanhado que vai desde a criação da série, em 1964, até a recente animação lançada em 2019, passando pelos filmes, especiais de televisão, séries, musicais, histórias em quadrinhos, peças teatrais… enfim, tudo o que envolve a obra de Charles Addams.

O livro, com 164 páginas, que já está disponível nas boas casas do ramo, foi lançado pela Editora Estronho e possui um acabamento caprichado em capa dura. Enquanto não recebemos nosso exemplar para fazer um review, batemos um papo com o autor, velho conhecido da turma aqui do PodCaverna, para falar um pouco sobre a obra e seu processo de produção.

Thiago Meister Carneiro com seu livro "As Origens da Família Addams"
Thiago Meister Carneiro com seu livro “As Origens da Família Addams”

Como e quando surgiu a ideia do livro?

Foi há uns dois anos, quando descobri sem querer que o personagem Gomez era para ter sido batizado com outro nome. Aí uns dias depois, resolvi dar uma pesquisada nessa informação, e acabei encontrando outra, e outra, e mais outra. Aí não parei mais de pesquisar.

A obra abrange desde a criação da série, há mais de 50 anos. As informações desse início foram difíceis de encontrar? Como foi esse processo?

Difícil não, mas foi um processo bastante trabalhoso. E quanto mais trabalhosa é a pesquisa, mais interessante ela fica. Hoje em dia, com a internet, não tem desculpas. Toda informação está por aí, basta procurar.

A primeira fase do processo foi a mais simples e superficial, que foi saber em quais mídias os Addams já apareceram: série, filme, jogo de videogame, desenho animado etc. Aí separei tudo por ordem cronológica. Depois, me dediquei a cada mídia, aprofundando cada vez mais a pesquisa. Foi como montar um quebra-cabeça.

A temática e o universo da Família Addams mexem com o imaginário do sobrenatural. Quais as repercussões disso para uma sociedade ainda muito calcada em valores da religião tradicional nos Estados Unidos quando da sua criação? E hoje, com o crescimento de movimentos conservadores cristãos?

Uma coisa interessante que percebi, tanto nesta pesquisa quanto na pesquisa para o livro sobre o Monty Python, é que muitas pessoas parecem não ter entendido certas coisas. Tanto Monty Python quanto a Família Addams são contra o conservadorismo, e algumas pessoas acham que são apenas divertidos ou bobinhos. Apenas obras para dar risada.

No livro, tem vários momentos que mostram a aura anticonservadora dos Addams, tanto nos criadores da família quanto na própria família, e acho que o humor deles supera a característica macabra e sobrenatural. Então a população nem vê isso como um problema, porque eles estão ocupados demais dando risada.

Qual você acha que é o segredo da longevidade desta série?

Acho que as pessoas se identificam com os Addams. Todo mundo tem um pouco de estranho em si, todo mundo busca ser aceito pela sociedade, por algum grupo.

Os Addams não enxergam que os vizinhos não os querem por ali. Eles estão pouco se importando com isso. Então, talvez, as pessoas querem ser como os Addams e não se importar com o que os outros pensam delas.

Se você fosse um personagem de Charles Addams, qual seria?

Eu admiro muito o casal Gomez-Morticia, se você me der licença de tratá-los como um só personagem.

O Gomez é o homem sonhador, que não tem medo de gastar dinheiro em coisas que podem ou não dar errado. Já a Morticia é a mulher pé no chão, que apóia as loucuras do marido, mas com certa desconfiança. Sempre um passo de cada vez.


Sobre Thiago

Thiago Meister Carneiro tem 37 anos e atualmente mora em Guarapuava-PR. É jornalista pós-graduado em Linguística e Literatura. Autor dos livros O Escritor da Pestana Caída e A História (quase) Definitiva de Monty Python, é fã da Família Addams desde que leu uma sátira na revista Mad e teve que assistir ao filme para entender a sátira. Foi amor à primeira mãozinha.

Além disso, é editor do site andartolo.com, o site (quase) mais completo sobre MONTY PYTHON do Brasil, host do podcast Pythoneando e já andou aqui pelo PodCaverna falando sobre… Monty Python, num episódio de podcast imperdível.

Serviço

As Origens da Família Addams: Como um Cartunista Despretensioso e um Produtor de Televisão Desempregado Criaram uma das Maiores Franquias da Cultura pop de Thiago Meister Carneiro  Capa dura: 164 páginas Editora: Editora EstronhoAs Origens da Família Addams: Como um Cartunista Despretensioso e um Produtor de Televisão Desempregado Criaram uma das Maiores Franquias da Cultura pop de Thiago Meister Carneiro

Capa dura: 164 páginas
Editora: Editora Estronho

Deixe uma resposta