Biografia ‘Orlando Drummond: Versão Brasileira’ de Vitor Gagliardo

Lançado no final de janeiro de 2020 pela editora Gryphus, o livro é o resgate de histórias da vida, da carreira e trajetória do mestre da dublagem brasileira.

A turma do aqui PodCaverna curte muito dublagem e dubladores. Não à toa, o assunto foi tema específico de alguns podcasts e foi abordado em muitos dos milhares parênteses que abrimos quando falamos de outros assuntos em alguns vídeos. Então, não seria de espantar nosso imenso interesse pela biografia do mestre dos mestres da dublagem brasileira, Orlando Drummond.

Lançado no final de janeiro de 2020 pela editora Gryphus, “Orlando Drummond: versão brasileira”, de Vitor Gagliardo, é o resgate de histórias da vida, da carreira e trajetória do mestre da dublagem brasileira.



Diferentemente de outras biografias, cujos capítulos são organizados de modo a contar as diversas fases do biografado, neste livro o autor resolveu organizar a narrativa em pequenas histórias, cada uma delas contando um causo pessoal, uma passagem da vida profissional ou um tema ligado a um dos muitos trabalhos de Drummond, fosse no rádio, na TV ou na dublagem. Cada uma dessas histórias é um pequeno fragmento, como uma peça de um quebra-cabeça que, encaixadas uma a uma, formam um belo quadro.

Orlando Drummond: Versão Brasileira
Capa do livro “Orlando Drummond – Versão Brasileira”

Em alguns desses capítulos, quando cita determinado personagem, programa de rádio ou tv, filme, série ou animação, Gagliardo fala sobre a relação de Orlando com aquela obra, não sem antes contextualizá-la para o leitor, dando informações de ano de produção, sinopse e algum dado curioso sobre a mesma. Isso enriquece bastante a narrativa, pois nos faz entrar no universo de cada uma daquelas produções e compreender o papel de Drummond nelas. Então, além de uma biografia, você vai encontrar um pequeno compêndio com informações e curiosidades sobre filmes, animações e séries, quase um livro dentro do livro, como tive a chance de dizer ao autor.

Essa forma de conduzir a narrativa, em pequenas partes, também facilita bastante o leitor no processo, uma vez que é possível parar e retomar a obra de forma descomplicada, sem precisar quebrar a leitura no meio de algum capítulo extenso. Isso, claro, se você conseguir soltar o livro após começá-lo.

O lançamento da biografia coincide com o centenário de Orlando Drummond. Um tributo mais do que merecido e, nas palavras de outro mestre da dublagem, Isaac Bardavid, “que bom que ele está sendo homenageado em vida”.

Como bônus, o livro conta com uma emocionante introdução, escrita por ninguém menos do que o também dublador Guilherme Briggs, discípulo, grande divulgador do legado de Drummond e seu embaixador.

Enfim, uma obra imperdível que não pode faltar na prateleira de quem admira o mestre Orlando Drummond e, como nós, curte dublagem e história.

Veja também

Serviço:

ORLANDO DRUMMOND: Versão Brasileira
Vitor Gagliardo
356 páginas
Gryphus Editora

Deixe uma resposta