Before the Dawn – a continuação da extensão

Before the Dawn continua a expandir o universo de RWBY com mais surpresas e uma continuação sensacional

Um tempo atrás, eu havia escrito um pequeno review sobre After the Fall, o primeiro livro contando a história da equipe CFVY, sua aventura após a queda de Beacon e sua viagem pelo mundo de Remnant – precisamente para a região ainda não vista, até então, na animação (Vacuo).

RWBY é um universo vasto e com potencial para muitas tramas e personagens que podem contar muitas histórias. Em Before the Dawn, nós vemos a continuação da história de After the Fall. A equipe CFVY chega a Vacuo e encontra seus antigos companheiros, a equipe SSSN (formada por Sun Wukong, Scarlet David, Sage Ayana e Neptune Vasilias). Nossos protagonistas estão procurando por pistas que os levarão ao covil da Crown – uma organização que está buscando pessoas com semblances fortes para sequestrá-las e, provavelmente, usá-las para fins bélicos.

Bela capa feita pela artista Breica – mostra Coco Adel e Sun Wukong e suas respectivas equipes!

Assim como o primeiro livro da sequência, Before the Dawn foi escrito por E.C Myers e com o roteiro de Kerry Shawcross e Miles Luna (ambos também roteiristas da série animada). É muito gratificante saber que há mais histórias desses personagens, que logo no começo da animação já eram muito queridos. Como dito no outro post sobre os livros, uma das especialidades da Rooster Teeth é criar personagens carismáticos e com muito potencial. E aqui nos livros não é diferente. O pace do livro é novamente bem próximo dos episódios dos volumes animados.

Por falar neles, neste livro, além de conhecermos a região de Vacuo ainda mais profundamente, como foi em seu antecessor, agora conhecemos a escola de Shade, seus professores, seu diretor Theodore e a professora Rumpole. A trama é caótica e cheia de surpresas, especialmente depois de termos conhecido os mercenários Carmine Esclados e Bertilak Celadon (After the fall), já sabemos que podemos esperar, no mínimo, algo suspeito. Além de todas essas novidades, é interessante ver como Sun é responsabilizado por seus colegas de equipe, por ter deixado seus amigos para trás, tendo agora que lidar com as consequências disso, além de ter de aprender a realmente trabalhar em equipe – o jovem fauno sempre foi muito independente e com uma pegada de lobo solitário.

Yatsuhashi Daishi ganha cada vez mais notoriedade na trama, especialmente por conta de seu semblance – o poder de mexer com as memórias das pessoas – isso já era visto no primeiro livro, mas agora é ainda mais explorado. Velvet Scarlatina mostra que além de ser uma companheira muito afetuosa e guerreira feroz, tem uma grande aptidão com tecnologia – o que é revelado em um flashback com seu pai. Coco Adel mais uma vez mostra a garra e perspicácia de uma grande líder; é gostoso ver como ela e Fox Alistair são muito bem explorados e mostram muito de sua personalidade no decorrer da trama, assim como sua sagacidade e habilidades. Como já dito anteriormente, os personagens são as estrelas dessas histórias e isso é sempre muito bem elucidado no decorrer dos acontecimentos.

Assim como After the Fall, Before the Dawn é um ótimo presente para aqueles que querem conhecer mais do universo de RWBY e seus personagens mais secundários. Não é obrigatório ter lido o primeiro livro da sequência para entender e se deleitar no segundo, as coisas são bem recapituladas – de uma forma bem fluida, inclusive – dando todo o background para aqueles que queiram começar com este exemplar. Recomendo ler ambos, pois a história é muito boa e vale muito a pena ter esses dois pedacinhos a mais desse universo tão vasto e querido. Além de ter um enfoque bem grande em ambas as equipes citadas anteriormente, conhecemos Vacuo mais profundamente e já nos prepararmos para Novembro – a chegada do aguardado Volume 9 da animação. Espero que você curta essa aventura!

Deixe uma resposta