“As instituições estão funcionando normalmente”: conheça e apoie este projeto

O drama de um homem que tem que lidar tanto com seus conflitos familiares quanto com os horrores dos porões da democracia brasileira.

Se tem uma coisa para qual este cenário político-histórico-social que estamos vivendo serviu, foi para aguçar nosso senso de que as coisas podem piorar. E podem piorar muito. A estupidez humana tem realmente uma ligação muito estreita com a infinitude, seja lá quem tenha dito esta frase, Albert Einstein ou Ernest Renan.

Partindo desta premissa, em que projeta o desenrolar do sombrio cenário atual num futuro relativamente próximo, onde tudo realmente deu muito errado, que o professor Flávio Pereira Senra nos traz o seu primeiro romance “As instituições estão funcionando normalmente”. O título, obviamente, nos entrega sua segunda premissa, a de que a forma mais eficaz de regime neofascista, no qual o Brasil de seu livro estaria imerso, é aquele que se disfarça de plena democracia.

Capa do livro “As instituições estão funcionando normalmente” de  Flávio Pereira Senra

O livro conta ainda com ilustrações de Álvaro Maia (artista da graphic novel Kriança Índia) que, com seu estilo marcante, traduz com perfeição a conturbada vida do protagonista Acrísio neste ambiente sufocante e repressor.

Houvesse eu tomado contato com esta sinopse 10… 15 anos atrás, certamente acharia o enredo muito instigante, apesar de um tanto inverossímil. Agora, em 2021, para minha tristeza, constato que esta obra de ficção anda quase de braços dados com a realidade. E está aí o motivo pelo qual ela é tão relevante e necessária. É, com certeza, um exercício de futurologia que tem muito a nos ensinar, em especial, sobre caminhos que não devemos percorrer para que suas consequências não se concretizem enquanto fato.

E você pode ajudar este projeto a sair do papel, ou melhor, a entrar no papel…

Financiamento coletivo

“As instituições estão funcionando normalmente” está em financiamento coletivo no Catarse e será publicado pela Editora Gosto Duvidoso em parceria com o Selo Tubo. Para adquiri-lo e apoiar a campanha, basta acessar o link https://www.catarse.me/instituicoes, clicar na aba “recompensas” e escolher uma das opções disponíveis, que são muitas. Além de exemplares da obra, você poderá adquirir outros títulos da Gosto Duvidoso e brindes exclusivos como postais com ilustrações do projeto e desenhos originais de Álvaro Maia.

Sobre o autor e o ilustrador

Flavio Pereira Senra é professor de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É autor de diversos contos e poemas. “As instituições estão funcionando normalmente” é seu primeiro romance. (Instagram: https://www.instagram.com/fpereirasenra/)

Álvaro Maia é Quadrinista e Ilustrador. Radicado no Tocantins desde 1998, nos últimos 9 anos tem se dedicado à produção de Histórias em Quadrinhos e Ilustrações, produzindo e publicando de maneira digital, independente, ou como artista freelancer. Em 2020 passou a ilustrar o gibi Kriança Índia, criação do escritor, desenhista e cartunista Rafael Campos Rocha. Kriança Índia está sendo publicado pela Editora Guará. (Instagram: https://www.instagram.com/alvaro_maia_art/)

Deixe um comentário