“As instituições estão funcionando normalmente”: conheça e apoie este projeto

Se tem uma coisa para qual este cenário político-histórico-social que estamos vivendo serviu, foi para aguçar nosso senso de que as coisas podem piorar. E podem piorar muito. A estupidez humana tem realmente uma ligação muito estreita com a infinitude, seja lá quem tenha dito esta frase, Albert Einstein ou Ernest Renan.

Partindo desta premissa, em que projeta o desenrolar do sombrio cenário atual num futuro relativamente próximo, onde tudo realmente deu muito errado, que o professor Flávio Pereira Senra nos traz o seu primeiro romance “As instituições estão funcionando normalmente”. O título, obviamente, nos entrega sua segunda premissa, a de que a forma mais eficaz de regime neofascista, no qual o Brasil de seu livro estaria imerso, é aquele que se disfarça de plena democracia.

Capa do livro “As instituições estão funcionando normalmente” de  Flávio Pereira Senra

O livro conta ainda com ilustrações de Álvaro Maia (artista da graphic novel Kriança Índia) que, com seu estilo marcante, traduz com perfeição a conturbada vida do protagonista Acrísio neste ambiente sufocante e repressor.

Houvesse eu tomado contato com esta sinopse 10… 15 anos atrás, certamente acharia o enredo muito instigante, apesar de um tanto inverossímil. Agora, em 2021, para minha tristeza, constato que esta obra de ficção anda quase de braços dados com a realidade. E está aí o motivo pelo qual ela é tão relevante e necessária. É, com certeza, um exercício de futurologia que tem muito a nos ensinar, em especial, sobre caminhos que não devemos percorrer para que suas consequências não se concretizem enquanto fato.

E você pode ajudar este projeto a sair do papel, ou melhor, a entrar no papel…

Financiamento coletivo

“As instituições estão funcionando normalmente” está em financiamento coletivo no Catarse e será publicado pela Editora Gosto Duvidoso em parceria com o Selo Tubo. Para adquiri-lo e apoiar a campanha, basta acessar o link https://www.catarse.me/instituicoes, clicar na aba “recompensas” e escolher uma das opções disponíveis, que são muitas. Além de exemplares da obra, você poderá adquirir outros títulos da Gosto Duvidoso e brindes exclusivos como postais com ilustrações do projeto e desenhos originais de Álvaro Maia.

Sobre o autor e o ilustrador

Flavio Pereira Senra é professor de Língua Portuguesa e Literaturas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. É autor de diversos contos e poemas. “As instituições estão funcionando normalmente” é seu primeiro romance. (Instagram: https://www.instagram.com/fpereirasenra/)

Álvaro Maia é Quadrinista e Ilustrador. Radicado no Tocantins desde 1998, nos últimos 9 anos tem se dedicado à produção de Histórias em Quadrinhos e Ilustrações, produzindo e publicando de maneira digital, independente, ou como artista freelancer. Em 2020 passou a ilustrar o gibi Kriança Índia, criação do escritor, desenhista e cartunista Rafael Campos Rocha. Kriança Índia está sendo publicado pela Editora Guará. (Instagram: https://www.instagram.com/alvaro_maia_art/)

Fernando Ramos

Designer, podcaster, youtuber, autor do livro 'Website do briefing ao produto final' e lendário guitarrista do extinto Maníacos de Gotham. Quando não está produzindo conteúdo, está tocando ou ouvindo muito Rock'n'roll.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

13 + 15 =