Gothica Fennica Vol. 1, o novo projeto de Ville Valo

Após três anos do fim da banda HIM, o cantor e compositor Ville Valo retorna com um novo projeto.

Após três anos do fim da banda HIM, o cantor e compositor Ville Valo retorna com um novo projeto: Gothica Fennica Vol. 1.

HIM foi uma banda originada em Helsinki – Finlândia – fundada em 1991 com uma carreira que estourou na Europa e Estados Unidos no final dos anos 90 para começo dos 2000. Com oito álbuns de estúdio e um DVD ao vivo, a banda levou um estilo de rock/metal diferenciado, focando em letras com temas góticos e ultrarromânticos, com um som pesado e moderno, e pitadas de pop aqui e lá.

Depois de uma carreira cheia de altos e baixos, uma reabilitação e um retorno espetacular no ano de 2007, Ville Valo anuncia em 2017 o fim do HIM. Porém, ele retorna com o Agents, banda com a qual já havia trabalhado em 1998. Nesse meio tempo Ville também lançou um cover de uma música em sua língua nativa, Olet mun kaikuluotain (2017) e ainda participou em um disco do guitarrista de sua terra natal, MGT, num cover do ABBA, Knowing me, Knowing you.

 Esa Pulliainen (Agents) e Ville Valo.
Esa Pulliainen (Agents) e Ville Valo.

No dia 20/03/2020 somos pegos de surpresa com a chegada desse novo EP, com uma nova apresentação (VV) mas com aquele som que basta ouvir alguns segundos e para sabermos que Ville voltou com a pegada que fez a fama do HIM!

O EP abre com Salute the Sanguine, uma bela canção com melodias de voz que são a marca registrada do vocalista, uma guitarra pesada e um piano marcante.



A segunda faixa, Run Away from the Sun, é uma balada melódica e cheia de efeitos que dão cor para a voz e para os instrumentos. Por volta dos 2:20 a música entra num interlúdio com o contrabaixo e um instrumento acústico (que parece bandolim ou algo do gênero) tocando lindas melodias.

Saturnine Saturnalia fecha o EP de forma nostálgica, com uma pegada muito próxima a de um dos meus álbuns favoritos do HIM, Venus Doom. A música começa com um riff pesadíssimo para depois suavizar durante os versos com melodias vocais de arrepiar. A letra parece tratar de uma pessoa muito apegada a seus erros e termina com riffs de bater a cabeça e em seguida um violão tocando melodias maravilhosas e tranquilas, em um clima bem dark.

Gothica Fennica Vol. 1

É muito gratificante ver esse grande músico voltar a escrever e produzir. Para quem não sabe, sou grande fã do HIM e dos trabalhos do Ville. É uma grande inspiração para minha banda (Scream Weaver). Foi com ele que aprendi que ninguém precisa cantar agudo para poder cantar rock/metal e ficar f#%&!

Você pode escutar o Gothica Fennica Vol. 1 em todas as plataformas de streaming e até no Youtube! Vamos nos deleitar com esse som e aguardar as novidades que o nosso barítono favorito da Finlândia está aprontando!

Deixe uma resposta